© 2016 por ALAHPE. Creado con  Wix.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
  • Google Metallic
  • s-linkedin

Sexta Conferencia

Chamada para artigos - 6 Conferência ALAHPE

A conferência internacional da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Económico (ALAHPE) e o sexto encontro de História do pensamento econômico em Latino-América vai se realizar dos dias 28 de novembro até 1 de dezembro na Universidad de los Andes, Bogotá, D. C., Colômbia.

A Economia do século 21 à luz do seu passado

A história do pensamento ajuda-nos a iluminar e entender os desenvolvimentos contemporâneos da economia: desde o seu caráter como filha predileta da filosofia política liberal até a viragem empírica dos últimos anos que parece afastar a economia da teoria, a fim de engajar-se do fazer. A dupla natureza da economia, como explicação dos fenômenos econômicos e sociais —como ciência—, e como intervenção no mundo —como conselheira do príncipe— permite entender as mudanças teóricas, sociológicas e históricas da disciplina a partir das tensões que a informam.

A evolução recente da pesquisa em Economia desafia o interesse da história do pensamento. Além das discussões teóricas e a construção dos conceptos e métodos, estamos frente ao desafio de entender importantes transformações recentes que devem interessar-nos de forma importante pela ação dos economistas, além das suas teorias.    

Uma série de perguntas podem ilustrar estas transformações: Houve uma viragem empírica na economia? Como caracterizar e como reconhecer esta viragem empírica? Quais são as condições, perguntas e insatisfações detrás desta viragem empírica?

Esta conferência busca explorar o desenvolvimento da microeconomia, da macroeconomia, dos métodos empíricos e a possível conceptualização do mainstream na economia, assim como a difusão de ideias através das fronteiras espaciais e disciplinares. Desta maneira poderemos avaliar as mudanças e os desenvolvimentos da economia.

 

São bem-vindas as propostas de textos e temáticas em qualquer tópico do pensamento econômico. Serão particularmente bem-vindas as propostas temáticas, as quais podem incluir mais de uma sessão, para apresentar até quatro textos em cada uma. As propostas em temáticas da história do pensamento económico latino-americano também serão muito bem-vindas. O/a organizador(a) das propostas temáticas deve enviar o título da sessão, assim como os títulos dos documentos e o nome dos autores.

As propostas de documentos (500 palavras) e de temáticas (1000 palavras) vão ser recebidas até 15 de julho. Cada participante poderá enviar só uma proposta. A aceitação das propostas vai ser notificada o 31 de julho e os documentos completos deverão se enviar antes do 1 de novembro.

 

O comité organizador contará com ajudas parciais para os jovens pesquisadores (doutorando ou quem tenha recebido o seu título de doutorado entre 2015 e 2017). Quem esteja interessado em candidatar-se para receber estas ajudas tem que enviar a versão completa do artigo até 31 de julho.

Para enviar os arquivos com as suas propostas, vai no seguinte link.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now